04/08/2023

Creatina: tudo o que você precisa saber antes de fazer uso

A cada ano que passa, vemos crescer o número de pessoas engajadas em atividades físicas, tanto em espaços públicos quanto em diferentes tipos de academias. De acordo com o Ministério da Saúde, a frequência e a necessidade de praticar atividades físicas têm aumentado significativamente entre adultos de ambos os sexos no Brasil nos últimos anos.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE ainda no início deste ano (2023) revelou que mais de 30% dos brasileiros adotaram esse hábito e estão envolvidos em diversas formas de exercícios, que vão desde caminhadas e esportes ao ar livre até o investimento em academias. Nesse contexto, é frequente ouvir falar sobre a famosa creatina, mas será que as pessoas realmente sabem do que se trata? E mais importante, para quem é recomendada? É isso que a gente te conta neste artigo.

O que é a Creatina?

Trata-se de um conjunto de aminoácidos (arginina, glicina e metionina) produzidos pelo próprio organismo e que são responsáveis por trazerem diversos benefícios ao corpo humano. Entretanto, como a formação endógena para constituição da creatina ocorre de forma limitada, é necessário para elevar o “estoque” no organismo uma suplementação.

Qual a importância do uso?

O uso é benéfico pois está diretamente relacionado ao bom funcionamento do corpo, colaborando com o fornecimento de energia para as células musculares durante atividades físicas de alta e curta duração. Além de que, a creatina auxilia na regeneração do ATP (adenosina trifosfato), a molécula responsável pelo armazenamento e liberação de energia nas células.

Além disso, a creatina também desempenha outras funções no organismo como: regulação do equilíbrio de água nas células musculares e a manutenção da integridade e função dos músculos. Promovendo aumento da força muscular, aceleração no processo de recuperação dos músculos e, em alguns casos, ganho de massa muscular. No entanto vale ressaltar que a resposta a este tipo de suplementação pode variar de pessoa para pessoa, pois cada organismo é único.

Quando tomar?

A recomendação do uso do suplemento deve ser feita de forma individualizada por um profissional habilitado na área, que irá avaliar criteriosamente as necessidades corporais e metas a serem alcançadas, fornecendo orientações adequadas.

Quanto tempo leva para a Creatina fazer efeito no corpo?

Como já mencionado anteriormente, os resultados variam de pessoa para pessoa. Mas, normalmente se nota os primeiros resultados da suplementação após cerca de uma a duas semanas de uso regular.

Onde encontrar, e qual opção escolher?

Atualmente no mercado existem diferentes formas de creatina, como: monohidratada, micronizada e alcalina. Entretanto, a escolha depende de suas preferências pessoais e de como seu corpo responde a cada uma delas.

Em nosso Marketplace E-Nutri você encontra as melhores marcas e opções como: Dux Nutrition e Vitafor.  Lembrando que o uso só deve ser feito após a recomendação de um profissional.

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