28/07/2023

Dieta Enteral: Sistema Aberto e Sistema Fechado Fresenius Kabi

No Brasil, atualmente, dois tipos de sistemas para Terapia Nutricional Enteral (TNE) estão disponíveis: sistema aberto (SA) e sistema fechado (SF). 
O SA requer uma manipulação prévia à sua administração, sendo a dieta industrializada na forma de pó ou líquida. É necessário manter o cuidado de higiene para evitar a contaminação do produto e alteração da composição, e muitas vezes é administrada através de frasco e equipo gravitacional. No caso da dieta líquida, após aberta, deve ser mantida sob refrigeração e consumida em até 24hrs.  
O SF constitui-se de dietas líquidas, industrializadas, estéreis, acondicionadas em recipientes hermeticamente fechados e apropriados para conexão direta ao equipo, sendo necessário, na maioria das vezes, o uso de bomba de infusão para administrar esse sistema. Sendo uma forma que não demanda de manipulação prévia, possuindo menor risco de contaminação. 
Apesar disso, algumas dietas no mercado, possibilitam o uso tanto no sistema aberto, quanto no sistema fechado, como é o caso das marcas fresenius e abbott. O fracionador da marca fresenius é um excelente produto que permite a utilização de dietas tanto do sistema fechado como do sistema aberto, pois, auxilia a passar a dieta da bolsa para o frasco, além de ser uma proteção para a embalagem após aberta, diminuindo o risco de contaminação e permitindo armazenar o produto sob refrigeração.  
O recomendado é realizar a troca do fracionador após 24hrs de uso para que não fique resíduo da dieta, evitando assim, crescimento de bactérias.